Agronegócio CULTIVO

Pequenos produtores de Campina Verde apostam no maracujá para diversificar produção e garantir renda

A parceria firmada com a empresa Britvic Ebba, pertencente ao grupo Britvic PLC, uma das maiores companhias do mundo, e detentora de marcas tradicionais como Maguary, Dafruta e Bela Ischia, garantem aos produtores o escoamento de toda produção existente.

12/08/2020 14h28 Atualizada há 2 meses
Por: J.D.M.N Fonte: William Batista
Foto: William Batista
Foto: William Batista

Para garantir mais renda e ainda diversificar a cultura existe na região, pequenos produtores da agricultura familiar do Município de Campina Verde, estão apostando no cultivo do maracujá. Uma vertente totalmente diversa das tradicionais culturas predominantes no Município como leite e corte. A parceria firmada com a empresa Britvic Ebba, pertencente ao grupo Britvic PLC, uma das maiores companhias do mundo, e detentora de marcas tradicionais como Maguary, Dafruta e Bela Ischia, garantem aos produtores o escoamento de toda produção existente.

A primeira idéia em produzir o fruto aqui em Campina Verde partiu da diretoria da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Verde (Agroverde) no início do ano passado. Depois de várias reuniões entre os diretores da Agroverde, pequenos produtores, agrônomos da Britvic e Prefeitura de Campina Verde, que garantiu através da Secretaria de Agricultura todos o suporte técnico, é que foi possível dar o ponta pé inicial na produção do maracujá.

Continua depois da publicidade

O prefeito Fradique Gurita juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Marcos Roberto Filho estiveram visitando na manhã desta terça-feira 11, uma desta propriedades, que fica localizada no PA Campo Belo a cerca de 10 km da cidade.

Na propriedade o assentado Julio Cesar juntamente com o também assentado Valter Reis plantaram em parceria 02 hectares do fruto e já estão na oitava colheita. Nós acompanhamos essa visita e conversamos com o produtor Julio Cesar sobre a idéia em produzir o maracujá aqui "através de uma reunião que teve com a cooperativa, prefeitura ai incentivaram e daí a gente fez o projeto e plantamos, esta atendendo nossas expectativas e valeu a pena ter investido" garantiu o produtor rural.

Continua depois da publicidade

O prefeito Fradique esteve conversando com os produtores e garantiu que a prefeitura estará intensificando ainda mais o apoio aos pequenos produtores, para que possam surgir novos produtores afim de cultivar o maracujá "um projeto excepcional iniciado através da Agroverde, prefeitura e antiga Maguary, e essa é a oportunidade de diversificação para que o pequeno produtor possa diversificar a sua produção e o mais importante é rentável. Nós precisamos melhorar a assistência técnica, queremos divulgar para atrair outros produtores, já passamos o problema para o secretário de Agricultura, vamos até a Maguary cobrar deles para que possam dar assistência aos produtores. Com a produção de maracujá podemos mudar a qualidade de vida do pequeno produtor em Campina Verde" destacou o prefeito.

O também produtor Marcos Andre do PA Bela Cruz iniciou sua produção este ano, e garantiu que está satisfeito com as primeiras colheitas do fruto, porém é preciso que haja mais produtores interessados em produzir o maracujá no Município para garantir melhores ganhos "a gente precisa de mais gente para participar para que possamos juntos agregar mais valor a mercadoria, e também mudar, por que só o leite não dá. O terreno para o cultivo do maracujá é pequeno de 01 a 02 hectares e da pra você tirar uma renda boa dentro desse pequeno espaço" assegurou o produtor.

Para aqueles produtores interessados em produzir o maracujá ou obter mais informações, podem entrar em contato direto na Secretaria de Agricultura do Município pelo telefone 3412-9119 ou na Rua 28, nº 221, Bairro Medalha Milagrosa.

Continua depois da publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campina Verde - MG

Campina Verde - Minas Gerais

Sobre o município
Campina Verde é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro. Sua população em julho de 2016 foi estimada em 20 052 habitantes.