Acontece EMPREGO

Atendimento presencial no novo Sine Uberlândia começa segunda (24)

Unidade de apoio aos trabalhadores passou a ser de responsabilidade da Prefeitura de Uberlândia

21/08/2020 15h44
Por: J.D.M.N
Foto: Valter de Paula - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação
Foto: Valter de Paula - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Nos últimos dias, o prefeito Odelmo Leão assinou um acordo de cooperação com o Governo de Minas Gerais para assumir a administração da unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A partir da próxima segunda-feira (24), o atendimento presencial acontecerá em uma ampla estrutura municipal criada especialmente para o atendimento, no complexo do Centro Profissionalizante do bairro Lagoinha, na rua São Francisco de Assis, nº 1.070.

A estrutura funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17. A estimativa inicial é de que sejam prestados 250 atendimentos por dia, o que significa aproximadamente 5 mil pessoas beneficiadas por mês. Inicialmente, nos primeiros dias, os atendimentos serão feitos por ordem de chegada.

Continua depois da publicidade

 Caberá à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) a disponibilização de equipamentos, a infraestrutura, a contratação e a condução da mão de obra, bem como todos os demais aspectos para o correto funcionamento do serviço. A estrutura está adequada e a equipe de 12 servidores já está contratada e capacitada.

Atuação em benefício do trabalhador

O equipamento prestará orientação profissional e intermediação da mão de obra, visando inserir ou recolocar o trabalhador no mercado de trabalho de maneira ágil e minimizando eventuais impactos sociais causados pelo desemprego. Buscará também melhorar o acesso do empregador aos trabalhadores, facilitando a seleção de seus futuros colaboradores.

Continua depois da publicidade

Outro segmento de atuação envolve as requisições de seguro desemprego e Carteira de Trabalho. Quem estiver sem emprego e buscar atendimento preencherá um cadastro no qual apresentará sua qualificação profissional e experiência. Em um sistema integrado, os servidores farão pesquisas diárias em busca de uma vaga compatível.

Por fim, outra importante atuação envolverá o encaminhamento de profissionais à ampla rede de capacitação oferecida pelo município nos cinco Centros Profissionalizantes e na Estação da Juventude, aprimorando as suas habilidades e chances de conseguir um vínculo empregatício.

Foto: Valter de Paula - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Continua depois da publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia - MG

Uberlândia - Minas Gerais

Sobre o município
Uberlândia é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se a oeste da capital do estado, Belo Horizonte, distanciando-se desta cerca de 537 quilômetros.