Educação UFU

Debates entre candidatos a reitor da UFU ocorrerão nos dias 1º e 15 de setembro

Programas serão transmitidos ao vivo pela TV e Rádio Universitária e redes sociais. Público já pode enviar perguntas para [email protected]

31/08/2020 17h26
Por: J.D.M.N Fonte: Comunica UFU / Marco Cavalcanti
As regras para os debates foram definidas entre a Comissão Especial Eleitoral e a Fundação de Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU) (foto: Marco Cavalcanti)
As regras para os debates foram definidas entre a Comissão Especial Eleitoral e a Fundação de Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU) (foto: Marco Cavalcanti)

Os debates entre os candidatos a reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) serão realizados nos dias 1º e 15 de setembro no estúdio da TV Universitária (TVU), no Campus Santa Mônica. Caso haja segundo turno, um terceiro debate será realizado no dia  22/9. Os programas serão exibidos ao vivo das 19h às 21h15 pela TVU (canal 4.1), pela Rádio Universitária (107,5 FM) e nas redes sociais da UFU (Youtube e Facebook). 

A escolha de reitor e vice-reitor na Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota será realizada entre 10h e 23h59 do dia 17 de setembro e, caso seja necessário um segundo turno, no dia 24 do mesmo mês. O resultado vai subsidiar a elaboração das listas tríplices pelo Conselho Universitário (Consun) que serão enviadas ao Ministério da Educação para nomeação dos principais gestores da universidade no período 2020/2024.

Continua depois da publicidade

As regras para os debates foram definidas entre a Comissão Especial Eleitoral e a Fundação de Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). Serão seis blocos em cada debate. O primeiro será destinado a apresentações do processo eleitoral, das regras do debate e das chapas concorrentes.

No segundo bloco os candidatos farão perguntas entre si sobre temas livres, com direito a réplica e tréplica. O terceiro bloco será semelhante ao segundo, porém os temas serão sorteados dentre os previamente escolhidos pela Comissão de Ética Eleitoral. As perguntas, sobre temas gerais da Universidade e que serão respondidas por qualquer um dos candidatos, já podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Continua depois da publicidade

O quarto bloco terá perguntas sobre os campi avançados - elaboradas pela comunidade universitária dos campi Pontal, Monte Carmelo e Patos de Minas. Elas também já podem ser enviadas para o e-mail da Comissão Especial ([email protected]) para sorteio antes do início do debate.

No quinto bloco os candidatos também responderão perguntas enviadas pelo público para o e-mail da Comissão Especial, que as sorteará. Este bloco também terá perguntas que serão elaboradas, durante os dois primeiros blocos do debate, pelo público por meio da página da UFU no Facebook e do canal do UFU no Youtube.

No sexto e último bloco cada candidato fará suas considerações finais. Todas as perguntas serão avaliadas pela Comissão de Ética Eleitoral. Mais informações sobre a consulta eleitoral estão disponíveis na página www.consultaeleitoral.ufu.br.

Continua depois da publicidade

 

Chapas concorrentes*: 

Continua depois da publicidade

Chapa: uFUTURO

Reitor: Dennys Garcia Xavier (Instituto de Filosofia)

Vice-reitora: Efigênia Aparecida Maciel de Freitas (Faculdade de Medicina)

 

Chapa: ComUnidade UFU

Reitor: Helvecio Damis de Oliveira Cunha (Faculdade de Direito)

Vice-reitora: Marineia Crosara de Resende (Instituto de Psicologia)

 

Chapa: UFU para TODOS e TODAS

Reitor: Valder Steffen Júnior (Faculdade de Engenharia Mecânica)

Vice-reitor: Carlos Henrique Martins da Silva (Faculdade de Medicina)

 

* Listadas por ordem alfabética dos nomes dos candidatos a reitor

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia - MG

Uberlândia - Minas Gerais

Sobre o município
Uberlândia é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se a oeste da capital do estado, Belo Horizonte, distanciando-se desta cerca de 537 quilômetros.