Cotidiano ABASTECIMENTO

Têm início testes mecânicos e hidráulicos nas comportas do Sistema Capim Branco

Remoção da ensecadeira, sistema que permitiu a construção da casa de máquinas abaixo do nível da represa, deve ser finalizada em alguns dias

11/09/2020 08h56
Por: J.D.M.N
 Foto: Comunicação Dmae
Foto: Comunicação Dmae

Entra na reta final os testes mecânicos e hidráulicos no setor de captação da água bruta, uma das áreas mais importantes na produção da água do Sistema Capim Branco. Para a construção da casa de máquinas, abaixo do nível da represa e das cinco comportas, foi feita uma ensecadeira - espécie de tapume estanque provisório para manter em seco a construção abaixo do nível da água. 

O trabalho de remoção da barragem (ensecadeira) iniciou-se nesta semana e deve ser finalizado nos próximos dias. A retirada vai permitir que a água chegue até as comportas e casa de máquinas para que tenham início os testes hidráulicos, como vedação, estanqueidade e resistência. 

Continua depois da publicidade

A obra entra em pré-operação no próximo mês, fase em que o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o  consórcio construtor e os fornecedores de equipamentos iniciam uma série de testes em todas as áreas do Sistema Capim Branco, como na parte elétrica, mecânica, automação, química e estanqueidade das estruturas civis. A previsão é que a água tratada esteja integrada aos atuais sistemas (Bom Jardim e Sucupira) em sete meses. “É neste momento que iremos checar item a item se tudo está funcionando devidamente, o que precisa de ajustes e assim por diante. Considero a pré-operação essencial neste processo de tratamento de água”, destacou o diretor geral adjunto, Leocádio Pereira. 

Outras equipes seguem com a implantação, solda e pintura da tubulação no interior do Tunnel Liner, na travessia sob o Anel Viário Ayrton Senna, no cruzamento com avenida Pau Furado. Já na Estação de Tratamento, as equipes se concentram na parte elétrica e montagem dos filtros. 

Continua depois da publicidade

Sistema Capim Branco  

O sistema Capim Branco de Água Potável, localizado próximo à comunidade da Tenda do Morena, na zona rural de Uberlândia, começou a ser idealizado em 1995, sendo retomado e financiado em 2012. As obras tiveram um avanço significativo nos três últimos anos e a conclusão está prevista para setembro deste ano, com início da pré-operação em outubro.

Após a conclusão da primeira etapa, o sistema Capim Branco, aliados aos já existentes Bom Jardim e Sucupira terão capacidade para fornecer água para 1,5 milhão de habitantes. O investimento aproximado da primeira etapa é de R$ 336 milhões, financiados e repassados em parcelas pela Caixa conforme o andamento dos trabalhos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia - MG

Uberlândia - Minas Gerais

Sobre o município
Uberlândia é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se a oeste da capital do estado, Belo Horizonte, distanciando-se desta cerca de 537 quilômetros.