Política ELEIÇÕES 2020

Com direitos políticos suspensos, Luiz Pedro desiste de candidatura a prefeito de Ituiutaba e declara apoio a Juninho da JR

Tal apoio foi definido em convenção partidária, quando o Partido Democratas decidiu prestar apoio ao nome de Juninho da JR, escolhido pelo Partido Republicamos para concorrer ao mais alto cargo do Executivo Municipal, por, conforme informações, ter as ideias mais parecidas com o seu projeto

22/09/2020 13h39
Por: R. A. C. O.
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Filiado ao Partido Democratas, o ex-prefeito de Ituiutaba e médico Luiz Pedro informou ter desistido de sua candidatura ao Poder Executivo no pleito eleitoral de 2020. Apesar de ter lançado seu nome como pré-candidato e ter concedido entrevista ao Pontal em Foco nessa condição, no mês de junho deste ano, complicações jurídicas o afastaram da corrida eleitoral como protagonista.

Continua depois da publicidade

Em um vídeo publicado em sua página oficial no Facebook no dia 17 de setembro, Luiz Pedro apareceu ao lado do vereador Jorge Carteiro, então candidato ao cargo de vice-prefeito, ao lado de Juninho da JR. “Meus apoiadores, pessoas que estavam comigo o tempo todo, estamos aqui hoje para comunicar a vocês que estamos retirando nossa candidatura a prefeito. Estamos aqui para apoiar a pré-candidatura de Juninho da JR, que tem compromisso com a nossa cidade, e para vice-prefeito, aquela pessoa que eu confio e que possa dar continuidade a todas nossas obras que queríamos fazer. Escolhi o Jorge Carteiro”, disse.

Continua depois da publicidade

Tal apoio foi definido em convenção partidária, quando o Partido Democratas decidiu prestar apoio ao nome de Juninho da JR, escolhido pelo Partido Republicamos para concorrer ao mais alto cargo do Executivo Municipal, por, conforme informações, ter as ideias mais parecidas com o seu projeto. A indicação de Jorge Carteiro, filiado ao PSC, para compor chapa com Juninho foi feita pelo ex-prefeito Luiz Pedro.

Justiça

Em julho, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG condenou Luiz Pedro a devolver mais de R$ 700 mil aos cofres públicos pela prática de improbidade administrativa. O motivo, conforme a própria prefeitura, é que em seu segundo mandato, em 2010, após firmado convênio com o Governo do Estado, o então prefeito deu outra destinação ao recurso e causou prejuízo à aquisição de equipamentos e materiais para a Unidade de Pronto Atendimento Médico de Ituiutaba - UPAMI, o Pronto Socorro.

Continua depois da publicidade

Em agosto, conforme publicou o Pontal em Foco, uma decisão do colegiado do TJMG suspendeu os direitos políticos do ex-prefeito, o que o distanciou da disputa eleitoral em 2020 pelo esgotamento de recursos e dos prazos. A defesa de Luiz Pedro tentou, via ação rescisória, no Superior Tribunal de Justiça - STJ, rescindir decisão condenatória proferia via acórdão pelo TJMG, contudo tal recurso não foi conhecido por perda do prazo processual.

Assim, mesmo com alteração do calendário eleitoral por conta da Pandemia da Covid-19, não foi possível reverter tal situação, de forma que não foi possível manter sua candidatura.

Continua depois da publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituiutaba - MG

Ituiutaba - Minas Gerais

Sobre o município
Ituiutaba é um município do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Sua população em julho de 2019, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 104 671 habitantes.