Educação TIRINHAS

Tirinha de professora da UFU se classifica em concurso sobre microbiologia

História sobre bactérias Gram-positivas e Gram-negativas ficou entre as 10 selecionadas pelo Instituto Butantã

22/09/2020 13h59
Por: J.D.M.N Fonte: Comunica UFU / Julia Alvarenga
Tirinha de professora da UFU se classifica em concurso sobre microbiologia

Em concurso de Histórias em Quadrinhos, com o tema: Micróbios em Tirinhas, promovido no mês de agosto, pelo Instituto Butantã, através das redes sociais do MUSEU DE MICROBIOLOGIA, a tirinha da professora Ana Laura Grazziotin se classificou em quarto lugar.

Professora e pesquisadora visitante da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (Famev-UFU), Grazziotin faz parte da Liga Acadêmica de Bioinformática e Microbiologia (LABiM) e já trabalhava com divulgação científica por meio da arte, como poesias e ilustrações. O concurso foi uma oportunidade para estender esse trabalho por meio de uma história em quadrinhos (HQ). “A proposta foi transformar um assunto da microbiologia em um conteúdo simples, divertido, colorido e acessível ao público”, afirma a professora.

Continua depois da publicidade

A tirinha intitulada "Clube Aquático Gram-Positivo" trata de forma cômica a técnica de coloração de Gram, utilizada para diferenciar bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. Nessa técnica, as bactérias são coradas com violeta de metila ou cristal violeta e, em seguida, banhadas em iodo. Depois, são lavadas com um solvente orgânico, como o etanol, e é nesse momento que é possível diferenciar as bactérias: as gram-positivas permanecem coradas, enquanto as gram-negativas têm seu corante removido, pois possuem uma parede celular mais fina e rica em lipídios.

Na imagem, vemos as bactérias “tomando um banho” na piscina de violeta de metila e, por isso, coradas de violeta. O clube aquático representado na tirinha é exclusivo para bactérias Gram-positivas, mas há uma suspeita de uma bactéria Gram-negativa infiltrada. Para solucionar esse mistério, o guarda-vidas do clube dá um banho de álcool nos banhistas, revelando a bactéria Gram-negativa, pois ela teve o corante violeta removido de sua célula. Para alguns teóricos, existe diferença entre história em quadrinhos e tirinha, mas o concurso não diferenciou os termos, deixando os pesquisadores livres para submeter trabalhos que representassem ambos.

Continua depois da publicidade

Grazziotin acredita que, apesar da ciência ser vista como um assunto complexo e difícil de entender, existem formas de levar esse conteúdo de maneira mais acessível para a população. “Gibis e histórias em quadrinhos são recursos populares e divertidos para usar na aprendizagem. Por meio deles é possível que conteúdos científicos consigam alcançar mais pessoas, não apenas por serem interessantes, mas também pela facilidade de compartilhamento das HQs nas mídias sociais e em sites”, comenta a professora.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia - MG

Uberlândia - Minas Gerais

Sobre o município
Uberlândia é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se a oeste da capital do estado, Belo Horizonte, distanciando-se desta cerca de 537 quilômetros.