Ocorrências ANIMAIS SILVESTRES

Moradores de Cachoeira Dourada de Minas relatam aparição de sucuri na "prainha"

A orientação é que ao visualizar um animal desse a pessoa mantenha uma distância de segurança e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar de Meio Ambiente, para fazer a devida remoção e levá-lo para um local onde ele tenha abrigo e alimento e não necessite novamente retornar ao perímetro urbano.

23/09/2020 12h55 Atualizada há 4 semanas
Por: J.D.M.N
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Recentemente, alguns moradores de Cachoeira Dourada de Minas estão assustados com a suposta presença de uma sucuri, que tem aparecido às margens da "prainha". Segundo relatos de alguns moradores, a cobra tem aparecido no local e teria saído da água e atacado um cão, no último fim de semana. 

Em contato com o Sargento Eduardo Venâncio, comandante da Polícia Militar de Meio Ambiente de Ituiutaba, eles foram notificados sobre tal fato. Informou que devido às queimadas e outros eventos que vêm ocorrendo, os animais silvestres estão cada vez mais saindo de seu habitat natural, em busca de abrigo e alimento. 

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com o sargento a sucuri é um animal que só irá atacar seres humanos e animais domésticos caso sintam-se acoados. A orientação é que ao visualizar um animal desse a pessoa mantenha uma distância de segurança e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar de Meio Ambiente, para fazer a devida remoção e levá-lo para um local onde ele tenha abrigo e alimento e não necessite novamente retornar ao perímetro urbano.

"Não se deve machucar ou matar o animal, pois além de ser crime ambiental o animal é mais uma vítima das próprias ações humanas que estão ocorrendo em nossa região, no Brasil e em todo o mundo com esse grande números de incêndios e queimadas - disse o sargento"

Continua depois da publicidade

O animal já havia sido flagrado outras vezes próximo ao local (Foto: Divulgação)

ANIMAIS SILVESTRES  X CENTROS URBANOS

Cada vez mais comum o aparecimento de Animais Silvestres nos Centros Urbanos, essa ocorrência se da pela perda de habitat natural, que decorre de vários fatores, como por exemplo, a expansão das fronteiras agrícolas, e a grande incidência de incêndios, dentre outros.

Quando um Animal Silvestre for avistado na área urbana não se aproxime ou tente capturar, lembrando que o ANIMAL SILVESTRE NÃO ATACA MAIS SE ACUADO ATACA PARA SE DEFENDER.

 Daí a necessidade de acionar Policia Militar de Meio Ambiente para fazer a captura e remoção, assim estarão preservado a vida e o bem estar do animal e das pessoas.

Nesta época de tempo seco e com baixa umidade, ocorrem vários incêndios florestais, consequentemente o aparecimento de Animais Silvestre nos Centros Urbanos é mais presente.

E importante esse alerta, pois quando Animais Silvestres são avistados no Centros Urbanos, na verdade estão a procura de abrigo e alimento, e já SÃO SOBREVIVENTES , pois depois da perda de seu habitat ainda enfrentou as estradas e rodovias, e não foi morto vitima de atropelamento.

Ainda temos alguns animais que por causa de crendices populares, são mortos e feridos quando são avistados, vamos citar aqui como exemplo alguns Animais Silvestres, o TAMANDUÁ BANDEIRA um dos símbolos do cerrado que tem como dito popular, o famoso abraço do tamanduá, também pode citar o LOBO GUARÁ outro símbolo do cerrado que sempre visto como o lobo mau, impressão essa que cresce com maioria das pessoas em virtude de uma história em quadrinho que traz o animal como sendo o mau da historia, e por ultimo o OURIÇO CACHEIRO que tem a informação errônea que o animal lança espinhos, são apenas alguns exemplos.

Lembre-se que quando avistar um Animal Silvestre nos Centro Urbanos ele é mais uma vitima do desiquilíbrio Ambiental e esta em busca de alimento e abrigo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeira Dourada de Minas - MG

Cachoeira Dourada de Minas - Minas Gerais

Sobre o município
O núcleo populacional de Cachoeira Dourada iniciou-se no século XIX ao XX. Com poucas dezenas de moradores, viveu o povoado atividade primitiva, sendo a população muitas vezes atacada por doenças. O povoado de Cachoeira Dourada pertenceu ao município de Ituiutaba desde os seus tempos iniciais até o ano de 1953, quando foi elevado à categoria de distrito e, também, anexado ao município de Capinópolis, no mesmo ano. Só em 30 de dezembro de 1962, pela Lei 2.764, o distrito foi elevado à município d