Saúde e Bem-estar CORONAVÍRUS

Gráfico aponta significativa queda de novos casos da Covid-19 em Ituiutaba na última semana

Os novos gráficos mostram que a média de idade dos pacientes que foram a óbito, bem como as comorbidades mais frequentes, associadas ao agravamento dos casos, permaneceram inalteradas

24/09/2020 15h35
Por: R. A. C. O. Fonte: Prefeitura de Ituiutaba
Gráfico aponta significativa queda de novos casos da Covid-19 em Ituiutaba na última semana

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Epidemiologia, divulgou nesta semana um novo relatório referente ao monitoramento em relação ao avanço da Covid-19 em Ituiutaba. Os novos gráficos mostram que a média de idade dos pacientes que foram a óbito, bem como as comorbidades mais frequentes, associadas ao agravamento dos casos, permaneceram inalteradas. Entretanto, o gráfico que indica o grau de contaminação e número de casos positivo medidos semanalmente, apresentou uma queda significativa nesta 38ª semana de acompanhamento.

“Nós realizamos a atualização dos gráficos sempre às segundas-feiras. Esta 38ª corresponde ao período de 14 a 20 de setembro”, disse a coordenadora do Departamento de Epidemiologia, Liliane Lira. Conforme o gráfico, Ituiutaba apresentou nas duas últimas semanas, uma desaceleração no número de casos positivos, em comparação ao que foi verificado na 36ª semana, que foi considerado o pico da doença no município.

Continua depois da publicidade

“O gráfico mostra que tivemos um grau de contaminação relativamente baixo e regular até a 31ª semana deste acompanhamento. Desde então vínhamos em uma ascendente contínua que nos levou ao maior número de novos casos diagnosticados no período de sete dias, na 36ª semana com o registro de 580 exames positivos. Na 37ª semana este número caiu para 517 novos casos e agora, nesta última semana registramos 407 novos positivos”, avaliou Liliane Lira.

No último levantamento, fechado no dia 21 de setembro, Ituiutaba registrava 68 óbitos, sendo 38 homens com média de idade de 71,9 anos e 30 mulheres com média de idade de 73,2 anos. “Apesar desta doença não escolher faixa etária, fica evidente que pessoas mais idosas e com algum outro tipo de comorbidade, estão mais propensas a apresentarem um agravamento do quadro e, consequentemente, ao óbito. Por isso é importante que se mantenham todos os cuidados necessários para não ocorrer exposição ao vírus”, concluiu a coordenadora do Departamento de Epidemiologia.

Continua depois da publicidade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituiutaba - MG

Ituiutaba - Minas Gerais

Sobre o município
Ituiutaba é um município do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Sua população em julho de 2019, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 104 671 habitantes.