Cotidiano AMBIENTE

Horto Municipal em Uberlândia já doou mais de 11 mil mudas em outubro

No ato da entrega, o cidadão recebe informações técnicas para o plantio adequado

23/10/2020 11h52 Atualizada há 1 mês
Por: J.D.M.N
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação / PMU
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Um espaço arborizado melhora em vários pontos as condições do meio ambiente. O sombreamento e a transpiração das árvores, por exemplo, colaboram com a redução da temperatura e o aumento na umidade relativa do ar. Para colaborar com esse processo, a Prefeitura de Uberlândia, por meio do Horto Municipal, que pertence à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, promove a doação de mudas para a população.

 Somente em outubro, o Horto doou 11.367 mudas para plantio nas zonas urbana e rural. São espécies frutíferas e não frutíferas nativas do bioma cerrado. A época é de alta demanda devido ao início do período chuvoso, que é o clima propício para o desenvolvimento inicial dessas plantas. Dentre as espécies nativas, destacam-se ipês, sibipiruna, jatobá, angico, baru e jacarandá.

Continua depois da publicidade

 Técnicos do horto orientam sobre cuidados necessários que devem ser observados antes e depois de plantar. O plantio em calçadas deve seguir regras a fim de evitar problemas futuros com a fiação da rede elétrica e situações como erosão e deformação do passeio.

 Quanto às propriedades rurais, é importante que o interessado apresente documento que comprove a existência do imóvel. A quantidade de plantas liberadas será de acordo com a dimensão da área da fazenda, sítio ou chácara. Para locais com até mil metros quadrados são doadas até dez mudas, condicionadas a no máximo cinco frutíferas. As propriedades que possuem entre mil e dois mil metros quadrados podem receber até 15 plantas, com no máximo cinco frutíferas. Já os imóveis acima de dois mil metros quadrados têm direito a 30 mudas, sendo, no máximo, 10 frutíferas.

Continua depois da publicidade

 Interessados em adotar mudas podem procurar a sede do Horto Municipal, que fica junto ao Parque do Sabiá, com entrada pela avenida Benjamim Magalhães, s/nº, no bairro Tibery. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h. No Portal da Prefeitura é possível acessar a lista de espécies nativas de pequeno, médio e grande porte, bem como mais informações técnicas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia - MG

Uberlândia - Minas Gerais

Sobre o município
Uberlândia é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se a oeste da capital do estado, Belo Horizonte, distanciando-se desta cerca de 537 quilômetros.