Acontece PREMIAÇÃO

'Valentina', filme gravado em Uberlândia e Estrela do Sul, é premiado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Longa aborda as dificuldade de uma adolescente trans no interior e conquistou Prêmio do Público - Melhor Filme de Ficção Brasileiro.

06/11/2020 08h27
Por: J.D.M.N Fonte: G1 / Revista Glammour
Cássio Pereira dos Santos e as atrizes Thiessa Woinbackk e Guta Stresser — Foto: Reprodução/Instagram Valetina Filme
Cássio Pereira dos Santos e as atrizes Thiessa Woinbackk e Guta Stresser — Foto: Reprodução/Instagram Valetina Filme

O longa "Valentina", gravado nas cidades de Estrela do Sul e Uberlândia, foi premiado na 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, na noite desta quarta-feira (4). O filme conquistou o Prêmio do Público - Melhor Filme de Ficção Brasileiro. 

As gravações duraram, aproximadamente, seis meses entre as duas cidades mineiras. O longa tem 95 minutos de duração e conta com a participação da atriz Guta Stresser, no papel de mãe da Valentina, interpretada pela atriz e youtuber trans Thiessa Woinbackk. 

Continua depois da publicidade

"A gente descobriu que 80% dos alunos e alunas trans saem das escolas. Tem muito a ver com o fato de que elas não conseguem nem terminar o Ensino Médio e o filme fala disso", afirmou o diretor sobre a marginalização feita em cima de pessoas trans. 

O longa estreou no dia 1º de agosto, na versão Outfest Los Angeles, maior festival de LGBT dos Estados Unidos. A produção também foi exibida em Varsóvia, na Polônia. E agora, na Mostra Internacional de São Paulo será a estreia nacional do filme. 

Continua depois da publicidade

Após a pandemia do novo coronavírus, a equipe quer o filme seja exibido nos cinemas. "Foram meses e meses de trabalho para que o filme ficasse bom na tela de cinema", contou o diretor. A produção do filme está com financiamento coletivo para ajudar o longa a chegar em várias salas.

Thiessa Woinbackk (Foto: Instagram/Reprodução)

A youtuber trans Thiessa Woinbackk ficou emocionada ao ganhar uma menção honrosa pelo seu trabalho como atriz do júri da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na noite da última quarta-feira (04).

Continua depois da publicidade

Thiessa é protagonista do filme Valentina, que levou o prêmio do público de Melhor Filme de Ficção Brasileiro. Na trama, uma menina trans de 17 anos de idade (Thiessa), muda-se para uma pequena cidade mineira com sua mãe, Márcia (Guta Stresser), para um recomeço. Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu novo nome.

"MEU DEUS EU NÃO TO ACREDITANDO! Valentina acaba de ganhar pela mostra de SP como Melhor filme ficção brasileiro e eu ganhei menção honrosa de melhor atriz (eles criaram essa categoria porque amaram o filme). Eu nem tô acreditando sério, eu tô tremendo igual vara verde! Obrigada @mostrasp @valentinafilme ISSO SIGNIFICA MUITO NO MOMENTO ATUAL QUE ESTAMOS VIVENDO!", escreveu a atriz em uma publicação no Instagram.

Continua depois da publicidade

Ao todo, foram dados 11 prêmios. O Júri, formado pela montadora Cristina Amaral, pelo diretor Felipe Hirsch e pela produtora Sara Silveira, coroou dois títulos: o nigeriano Eyimofe (Esse É Meu Desejo), de Arie Esiri e Chuko Esiri, e o norte-americano 17 Quadras, de Davy Rothbart. Os jurados também deram uma menção honrosa à atriz Thiessa Woinbackk, protagonista de Valentina, e ao filme Chico Rei Entre Nós, de Joyce Prado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia - MG

Uberlândia - Minas Gerais

Sobre o município
Uberlândia é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se a oeste da capital do estado, Belo Horizonte, distanciando-se desta cerca de 537 quilômetros.