Educação UFU

UFU tem nove cursos de graduação com nota máxima no Guia da Faculdade do Estadão, entre eles História do Campus Pontal (Ituiutaba)

O Campus Pontal da UFU, de Ituiutaba, foi criado em 2006 e oferta o curso de História, que obteve cinco estrelas no Guia da Faculdade 2020, e outros 12 cursos com quatro estrelas no mesmo ranking.

12/11/2020 08h46
Por: J.D.M.N Fonte: Matheus Minuncio / comunica.ufu.br
Foto: Reprodução / Milton Santos
Foto: Reprodução / Milton Santos

Desde 2019, o GUIA DA FACULDADE é elaborado pelo Grupo Estado, em parceria com a Quero Educação. Divulgada na última semana, a publicação referente ao ano de 2020 avaliou mais de 14 mil cursos oferecidos por instituições brasileiras de ensino superior públicas e privadas. O destaque ficou por conta das universidades públicas, que somaram 87% dentre todos os 390 cursos que atingiram o conceito máximo de cinco estrelas.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) conquistou o índice máximo em nove cursos, número superior ao de qualquer uma das instituições privadas de ensino avaliadas. No total, foram sete cursos a mais em relação ao ranking de 2019, sendo que pela primeira vez um curso da UFU localizado em campus fora de sede obteve as cinco estrelas. Demais números: foram 63 cursos avaliados com quatro estrelas, seis avaliados com três estrelas, dois não estrelados, quatro sem notas e seis não avaliados.

Continua depois da publicidade

Mais de 9 mil coordenadores e professores de ensino superior voluntariamente deram notas de um a cinco aos cursos das suas áreas de formação que se localizavam na mesma região do país em que atuam. "Qualidade do Projeto Pedagógico", "Qualidade do Corpo Docente" e "Qualidade da Infraestrutura" foram os três critérios de avaliação seguidos para composição das notas - que, após a apuração da média, ganham o formato de estrela.

Continua depois da publicidade

Cursos da UFU avaliados em cinco estrelas foram: Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado), Ciências Biológicas (licenciatura), História (bacharelado), História (licenciatura), Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa), Psicologia e Zootecnia - todos sediados em Uberlândia -, além de História (bacharelado e licenciatura) - do Campus Pontal, em Ituiutaba. (Foto: Milton Santos).

Para Guilherme Saramago, diretor de Ensino na UFU, o bom desempenho vem por meio das coordenações de curso, colegiados de curso e do Núcleo Docente Estruturante, que conseguem efetivar com qualidade os objetivos educacionais propostos nos Projetos Pedagógicos. “Nós nos preparamos para atender aos postulados do Estado Democrático de Direito, garantindo uma educação pública, gratuita, democrática, laica e socialmente referenciada. Os resultados que decorrem destas pretensões expressam o compromisso de toda a comunidade acadêmica com a sociedade brasileira”, comenta.

O professor Marco Antônio Sávio é o atual coordenador do curso de História oferecido no Campus Pontal, em Ituiutaba, o único curso fora de sede da UFU a ser qualificado com cinco estrelas no Guia da Faculdade. Para Sávio, o principal desafio ainda está na conquista de uma melhor infraestrutura física e de equipamentos para o desenvolvimento de projetos. Ele afirma que o resultado dos rankings é reflexo do planejamento, e não do objetivo final.

Continua depois da publicidade

Ainda conforme o coordenador, esta nota máxima foi alcançada em consequência do início de um novo Projeto Pedagógico no curso, que melhorou a variedade de ofertas de disciplinas e o atendimento dos discentes nas propostas de extensão. “Além disso, nosso corpo docente, dando continuidade a um processo que se iniciou em 2018, criou novos laboratórios de pesquisa para responder às demandas crescentes para a formação profissional no que diz respeito às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), bem como às demandas da comunidade local referentes ao patrimônio histórico e a cultura da região do Pontal”, acrescenta.

O Campus Pontal da UFU, de Ituiutaba, foi criado em 2006 e oferta o curso de História, que obteve cinco estrelas no Guia da Faculdade 2020, e outros 12 cursos com quatro estrelas no mesmo ranking. (Foto: Milton Santos)

Continua depois da publicidade

Um dentre os 63 cursos da UFU que atingiram a nota quatro estrelas foi o de Ciências Sociais, coordenado por Moacir de Freitas. O docente destaca que esta qualificação no guia já demonstra excelência e que, para atingir a nota máxima, pesará nas próximas avaliações o Projeto Pedagógico, que foi reformulado no curso e ainda está em seu primeiro ano.

Além disso, Freitas conta que a boa avaliação nos rankings incentiva os alunos a continuarem seus estudos, reforçando neles a certeza de que escolheram bem sua futura profissão e o lugar de formação. “Nosso objetivo, enquanto curso, é sempre melhorar, criar melhores condições para nossos discentes. Estamos trabalhando nesta direção. A nota máxima, neste ranking e em outros, virá. Não sei se isso vai ser possível no ano que vem, até mesmo por conta da pandemia e seus efeitos, mas certamente as cinco estrelas virão”, reitera.

Guilherme Saramago, por sua vez, comenta que todo resultado de avaliação é objeto de análise dos gestores dos cursos de graduação. No entendimento dele, as avaliações são importantes para o repensar e o replanejamento das ações desenvolvidas, quando necessário. “Mas o compromisso permanente é oferecer cursos com a devida qualidade, preparando os profissionais para uma ampla atuação na vida social”, conclui o diretor de Ensino.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia - MG

Uberlândia - Minas Gerais

Sobre o município
Uberlândia é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se a oeste da capital do estado, Belo Horizonte, distanciando-se desta cerca de 537 quilômetros.