Política ELEIÇÕES

Dez dos 27 vereadores são reeleitos em Uberlândia; número de mulheres aumentou

Vereadora mais votada recebeu mais de 5 mil votos na primeira candidatura. Dezessete vereadores da atual legislatura não conseguiram manter a vaga na Câmara para 2021.

16/11/2020 15h19
Por: J.D.M.N Fonte: G1
EM 2017, G1 mostrou que Dandara denunciou estudantes após ter turbante arrancado na formatura — Foto: Dandara Castro/Arquivo Pessoal
EM 2017, G1 mostrou que Dandara denunciou estudantes após ter turbante arrancado na formatura — Foto: Dandara Castro/Arquivo Pessoal

Dos 27 vereadores eleitos para ocupar cadeiras na Câmara Municipal de Uberlândia em 2021, dez são da atual legislatura e conseguiram se reeleger. O número de mulheres eleitas quase dobrou, aumentando de quatro para sete.

Dandara (PT) foi a vereadora mais votada com mais de 5 mil votos na primeira vez que se candidatou a um cargo no Legislativo. Ela também será a vereadora mais jovem a ocupar uma cadeira na Câmara na legislatura 2021/2024; veja abaixo.

Reeleição

Dos 27 vereadores com mandato atualmente na Câmara de Uberlândia, apenas dez foram reeleitos. Destes, Carrijo (PSDB) foi o mais votado, ficando em segundo lugar no geral com 4.483 votos. Atual presidente da Casa, Ronaldo Tannus (PL) também foi reeleito com 2.914 votos.
Entre as mulheres, duas das quatro vereadoras exercendo cargo conseguiram reeleição, sendo Liza Prado (MDB) e Gláucia da Saúde (PSDB).

Vereadores da legislatura 2017/2020 que se reelegeram:

Carrijo (PSDB) - 4.483 votos
Sgt Ednaldo (PP) - 3.318 votos
Ronaldo Tannus (PL) - 2.914 votos
Leandro Neves (PSD) - 2.595 votos
Liza Prado (MDB) - 2.556 votos
Charles Charlão (PP) - 2.442 votos
Eduardo Moraes (PSC) - 2.403 votos
Sergio do Bom Preço (PP) - 2.258 votos
Walquir (SOLIDARIEDADE) - 2.110 votos
Gláucia da Saúde (PSDB) - 1.813 votos

Continua depois da publicidade

Mulheres

O número de mulheres que exercerão o mandato 2021/2024 quase dobrou em relação a atual legislatura. Atualmente, a Câmara de Uberlândia tem quatro vereadoras e a partir do próximo ano serão sete.

Dandara (PT) foi a mais votada com 5.237 votos. Ela também recebeu o maior número de votos no geral (veja abaixo).

Continua depois da publicidade

Das eleitas, Liza Prado e Gláucia da Saúde foram reeleitas. Ao todo, 274 mulheres se candidataram a um cargo do Legislativo nas Eleições 2020.

Em relação as outras mulheres que são vereadoras atualmente, Mineia do Glória (PP) recebeu 1.459 votos e não foi eleita, e a Dra. Jussara (PSL) não se candidatou.

A eleita Gilvan Masferrer se autodeclara como mulher trans, mas no registro da candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ela está registrada como homem. Por isso, não foi contabilizada na reportagem.

Continua depois da publicidade

O G1 entrou em contato com ela para saber o motivo da diferença de registro, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.

Mulheres eleitas para a legislatura 2021/2024:

Dandara (PT) - 5.237 votos
Cláudia Guerra (PDT) - 2.699 votos
Drika Protetora (PATRIOTA) - 2.653 votos
Liza Prado (MDB) - 2.556 votos
Gláucia da Saúde (PSDB) - 1.813 votos
Amanda Gondim (PDT) - 1.424 votos
Thais Andrade (PV) - 1.222 votos

Continua depois da publicidade

Mais votada

Candidata mais votada com 5.237 votos, Dandara Tonantzin Silva Castro concorreu a um cargo no Legislativo pela primeira vez e foi eleita pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Ela nasceu em Gurinhatã (MG) e aos 26 anos será a vereadora mais jovem na Câmara de Uberlândia.

Moradora do Bairro São Jorge, é professora formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é aluna do mestrado em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na internet, Dandara afirmou estar envolvida na luta de movimentos sociais desde muito jovem. Ela é ativista do movimento negro, feminista e de moradores da periferia.

Em 2017, a vereadora eleita denunciou um grupo de estudantes por preconceito racial durante uma festa de formatura em Uberlândia. Seis rapazes a ofenderam e um deles arrancou o turbante que ela usava; eles também jogaram cerveja na jovem. O caso foi arquivado no mesmo ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia - MG

Uberlândia - Minas Gerais

Sobre o município
Uberlândia é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se a oeste da capital do estado, Belo Horizonte, distanciando-se desta cerca de 537 quilômetros.