conecte-se conosco

Ocorrências

Dois grandes incêndios na zona rural de Ituiutaba causam danos ao meio ambiente

Publicado

em

Na tarde do último sábado, 23, a Polícia Militar de Meio Ambiente em Ituiutaba foi acionada na zona rural onde foi registrada duas grandes queimadas. Em um dos locais, os militares constataram se tratar de um incêndio de grandes proporções que atingiu várias propriedades rurais, o fogo consumiu plantações de cana-de-açúcar e a vegetação de cerrado, inclusive Áreas de Preservação Permanente -APP.
Os produtores rurais, com auxílio da brigada de incêndio de uma usina da região, fizeram o combate ao incêndio para tentar minimizar os danos ambientais causados pelo fogo.
As diligências indicaram que o fogo, possivelmente, se iniciou às margens da rodovia BR-365 e se propagou devido aos fortes ventos e a vegetação seca.
Quem provoca incêndio em floretas ou mata comete crime ambiental, descrito no artigo 41 da Lei Federal 9605/98 “Lei dos Crimes Ambientais”, com pena prevista de 2 a 4 anos reclusão, mais multa administrativa que pode variar entre 175 a 3000 Unidade de fiscal do estado de Minas Gerais – UFEMG por hectare ou fração, dependendo da área de vegetação atingida.
O total da área atingida e os danos causados ainda não foram revelados, apesar de que a perda para meio ambiente é imensurável, como a poluição do ar com fuligem, além da fumaça, onde pessoas alérgicas sofrem grande desconforto, tem ainda tem a perda da flora e fauna, que sofrem grandes prejuízos com o fogo.
Nesta época de ventos fortes e vegetação seca os cuidados devem ser redobrados, devendo os cidadãos evitarem o descarte de pontas acessas de cigarros às margens das estradas, ou se forem acampar tomar os cuidados ao fazerem fogueiras, dentre outras precauções com uso do fogo.
No caso dos produtores rurais é necessário realizar o aceiro (faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo). A finalidade é prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando assim queimadas ou incêndios, e a qualquer sinal de fogo as autoridades competentes devem ser acionadas, ou se houver condições a extinção do foco deve ser feito. A Polícia Militar de Meio Ambiente ressalta a proibição de queimada ilegal, pois o procedimento pode fugir do controle e se tornar um incêndio.
Denúncias podem ser feitas pelo número 181 (ligação gratuita e anônima), e em Ituiutaba também pelo número 198.

Ocorrências

Dupla é presa pela PMMG em Centralina com trator furtado no MS, arma de fogo e dinheiro

Publicado

em

Foto: PMMG

A Polícia Militar de Minas Gerais em Centralina na noite da última quarta-feira, 1° de abril, por volta das 22h30, recebeu uma informação da localização de um trator, que possivelmente poderia ser produto de crime. A informação dava conta da localização em tempo real, da movimentação do maquinário.

De imediato, a PMMG deslocou até o local indicado, na zona rural, onde após abordagens aos suspeitos, e posteriores diligências, foram recuperados veículos produtos de crime e apreendidos objetos ilícitos.

A PMMG recuperou um trator da marca John Deere, cor verde, furtado no município de Paraíso das Águas-MS, em 30 de março de 2020, e apreendeu um revólver calibre 38, municiado com seis munições, um veículo GM/Corsa, utilizado pelos suspeitos e R$ 942,00 (novecentos e quarenta e dois reais). Dois homem, maiores de idade, foram presos.

 

Continue lendo

Ocorrências

CBMMG resgata gata e filhotes de sótão em residência no Universitário em Ituiutaba

Publicado

em

Foto: CBMMG

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em Ituiutaba foi acionado na última quarta-feira, 1º de abril, para resgatar uma ninhada de gatos que estava no telhado de uma casa no Bairro Universitário. Segundo o solicitante, uma gata havia dado luz no sótão de sua residência e ele podia ouvir os filhotes miando em sua laje.

Ao chegar no local, após acessar o telhado da casa, os militares destelharam uma parte da casa para acessar o sótão. Adentrando no recinto foi possível verificar que havia uma gata com cinco filhotes. Os filhotes foram retirados do desvão e entregues ao solicitante, que se responsabilizou como tutor deles e da mãe.

O Corpo de Bombeiros orienta, sempre que houver animais em risco, o acionamento deve ser feito via 193. Preferencialmente os animais adotados devem ser castrados e nunca se deve abandonar animais de estimação, pois constitui crime tipificado no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), sob pena de prisão e multa.

Continue lendo

Ocorrências

Equipe da PMMG salva vida de criança de dois anos com quadro de engasgamento em Ipiaçu

Publicado

em

PMs, cumprindo a missão de servir e proteger, salvaram a vida de uma criança na noite da última terça-feira, por volta de 23h30, 31 de março, em Ipiaçu.

Uma equipe da Polícia Militar de Minas Gerais fazia patrulhamento pela Rua Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, quando os militares visualizaram o solicitante, que corria pela rua na direção da viatura policial, acenando com uma das mãos e gritando, sendo que na outra mão segurava seu filho de apenas dois anos.

Ao notarem a situação e o desespero do solicitante, a equipe policial iniciou o atendimento, foi quando então o homem, com o fôlego ofegante, relatou que seu filho havia se engasgado com uma balinha.

Imediatamente, ao receber a informação do ocorrido, o soldado desembarcou da viatura, tomou a criança em seus braços, verificou que a mesma estava com as vias respiratórias obstruídas e com dificuldades para respirar, por conta da balinha que havia ficado entalada na garganta. Os militares realizaram manobras para desobstrução das vias aéreas, porém, os procedimentos não surtiram efeito.

Então, imediatamente, eles embarcaram na viatura policial e continuaram realizando o procedimento no interior do veículo, enquanto realizavam o deslocamento para a Unidade Mista de Saúde Irene Theodora de Oliveira, sendo que durante a trajetória, quando a criança já não mais respirava e não esboçava reação, encontrando-se desfalecida, o soldado logrou êxito ao realizar a manobra de Heimlich, induzindo a criança a uma tosse artificial, vindo assim a expelir a balinha e desobstruir suas vias aéreas, voltando, a criança, a respirar normalmente.

A criança foi socorrida na Unidade Mista de Saúde e permaneceu sob os cuidados médicos.

Continue lendo

+ lidas