Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Minas Gerais

Epamig lança clone da famosa uva francesa bordô para fabricação de vinhos e sucos

c_epamig_bordo_860435918
Um novo clone da cultivar de uva Bordô para produção de vinho comum e suco de uva será lançado hoje durante o 8º Dia da Vitivinicultura Mineira, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Trata-se do Clone 13 – Paco. O evento ocorre na Fazenda Experimental de Caldas, no Sul de Minas.
O pesquisado Murillo Albuquerque irá apresentar as principais características, como produtividade, maturação e colheita, além de indicação de cultivo. “A Paco é resultado de 18 anos de avaliações, após uma seleção que teve início com mais de 150 plantas escolhidas no município de Caldas”. De acordo com o pesquisador, o clone Paco pode ser cultivado em todas as regiões vitícolas do Sudeste e Sul do Brasil.
Durante o evento também serão apresentadas técnicas de cultivo e seleção de videira Bordô, variedade de uva plantada no Brasil para produção de suco de uva de mesa. Os participantes também poderão conhecer técnicas de poda da videira, cultivo em estufa, viabilidade econômica para utilização de fósforo e potássio na nutrição da videira, além de linhas de crédito para a viticultura.
No final do evento, os participantes visitarão a vinícola experimental do Núcleo Tecnológico, onde são produzidos vinhos finos e espumantes de produtores da região. A Fazenda Experimental da Epamig abriga a única adega enológica experimental do Sudeste do Brasil.
Leilões – Foi publicada nesta semana, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria Interministerial nº 533, que estabelece parâmetros para a concessão de subvenção, por meio de leilões públicos, para a uva industrial in natura da safra 2013/2014.
Segundo o secretário de Política Agrícola do Mapa, Seneri Paludo, os recursos disponibilizados, R$ 30 milhões, contribuirão para o escoamento da atual safra, permitindo a diminuição dos estoques excedentes, com a garantia do pagamento de preço mínimo de R$ 0,63 por kg de uva aos produtores. “Essa é uma ação que, em primeiro lugar, acata uma reivindicação do setor e está alinhada com outra importante política do governo federal, que é o Programa de Modernização da Vitivinicultura”, disse Paludo.
Fonte: Diário do Triângulo

Anúncio. Role para continuar a leitura.
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Anúncio