Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Destaque

Corpo de Bombeiros dá dicas de segurança para o carnaval

bo

O feriadão de Carnaval vai muito além de festa e folia. Mesmo quem não gosta de agitação aproveita a época para pegar a estrada ou procurar balneários e acampamentos para descansar. Nos dois casos, a palavra-de-ordem é segurança, alerta o Corpo de Bombeiros.

Os militares vão desenvolver uma operação em todo o Estado para evitar afogamentos e diminuir os riscos de incêndios e acidentes nas estradas. A Operação Carnaval será realizada de 28 de fevereiro a 5 de março. As equipes atuarão em atividades de prevenção, socorro e salvamento em acidentes e afogamentos, incêndios e pânico, em locais onde possa haver aglomeração de pessoas.
Viaturas da corporação ficarão posicionadas em pontos estratégicos das principais rodovias do Estado para agilizar a chegada aos locais das ocorrências. Cada uma delas estará equipada com kit de resgate, materiais para salvamentos terrestre e de altura e desencarcerador, equipamento para resgate de vítimas presas às ferragens. A estratégia tem sido realizada com bastante sucesso nos últimos anos, possibilitando um atendimento mais rápido.
Os militares também darão orientações à população em balneários e locais onde houver grande concentração de público. As equipes terão o apoio do Batalhão de Operações Aéreas, com dois helicópteros Arcanjo, responsáveis pelo transporte de vítimas mais graves. A equipe da aeronave é composta por bombeiros e médicos do Samu.
Os bombeiros estarão presentes também na fiscalização dos chamados “eventos temporários”, como bailes realizados em clubes e nas ruas das cidades. Para a segurança dos foliões é necessário que haja uma autorização do Corpo de Bombeiros. De acordo com o Tenente Alexandre, Comandante do Pelotão de Bombeiros de Ituiutaba, o organizador do evento deve solicitar uma vistoria antes que ele aconteça. “Caso o evento não cumpra a legislação, poderá ser interditado para que não coloque a vida das pessoas em risco. Por este motivo, é importante que os organizadores tenham regularizado este evento para evitar imprevistos”, alerta.
Entre os principais itens checados pela equipe de vistoria nos clubes estão as saídas e iluminação de emergência, além de extintores e capacidade máxima de público. Nos eventos de rua a preocupação é com a existência de trios elétricos, obstruções de passagens, arquibancadas e palcos. Em caso de suspeita de alguma irregularidade, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou pelo Disque-denúncia, telefone 181.
Equipes
Um dos pontos de atenção do Corpo de Bombeiros será a represa de Cachoeira Dourada. Do dia 1º ao dia 4, equipes de bombeiros estarão de prontidão na represa, tendo em vista ser um local muito procurado nos finais de semana e feriados.
Será montado um ponto de apoio na orla da represa para garantir a segurança dos banhistas. Serão usados também embarcações que percorrerão toda a extensão da represa.
Dicas
De acordo com o Corpo de Bombeiros, cada pessoa pode também cuidar de sua segurança, evitando os acidentes. Para isso, o principal é seguir as orientações:

Anúncio. Role para continuar a leitura.
  • Ao procurar locais para nadar
  • Escolha um local conhecido e nunca vá sozinho
  • Obedeça a sinalização de perigo
  • Procure sempre local onde existe a presença de Guarda-Vidas, ou o Corpo de Bombeiros.
  • Não beba antes de entrar na água
  • Não se afaste da margem, mesmo se souber nadar
  • Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado. Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo
  • Evite brincadeiras de mau gosto (“caldos”, “trotes”, “saltos”)
  • Não deixe as crianças sozinhas
  • Pilotos e passageiros de embarcações devem usar o colete salva-vidas
  • Em locais de aglomeração
  • Ao entrar em um local fechado, localize a sinalização e as saídas de emergência
  • Se houver princípio de incêndio ou tumulto, mantenha a calma e procure um local seguro.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Anúncio