Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Saúde e Bem-estar

Estado desenvolve material com orientações sobre coronavírus; 1° caso foi confirmado em Divinópolis

O Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Saúde (SES), encaminhará às escolas públicas estaduais orientações sobre prevenção e cuidados quanto ao coronavírus (Covid-19). O material traz informações sobre o vírus, sintomas e formas de prevenir a contaminação. As dicas são voltadas para o ambiente escolar, mas podem ser utilizadas pela população, de forma geral, no dia a dia.

Especificamente sobre a convivência dos alunos na escola, o material destaca medidas como a necessidade de higiene frequente das mãos com água e sabão – por pelo menos 20 segundos – e usar desinfetante para as mãos à base de álcool. Também cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, deixando o cotovelo flexionado, ou utilizar lenço descartável.

Anúncio. Role para continuar a leitura.

“Dentre as formas de contágio já conhecidas podemos mencionar o contato com secreções contaminadas tais como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, por meio do contato pessoal próximo com pessoas doentes e/ou com objetos ou superfícies contaminadas”, informa o texto direcionado às escolas.

O material disponibilizado pelo Estado ainda ressalta a importância do ambiente escolar como local de repasse de informações e cuidados para a sociedade. “Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias”, informa o texto.

Para consultar a cartilha basta clicar aqui

Anúncio. Role para continuar a leitura.

 

O vírus

Os coronavírus são uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente da doença (SARS-Cov-2) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China.

Anúncio. Role para continuar a leitura.

A SES reuniu todas as informações sobre a doença, formas de contágio e prevenção no site: https://www.saude.mg.gov.br/coronavirus

Caso confirmado

O primeiro caso da doença confirmado acometeu uma paciente do sexo feminino, 47 anos, residente no município Divinópolis, com histórico de viagem para Itália em 20/02/2020 com retorno ao Brasil em 02/03/2020, início de sintomas em 05/03/2020, apresentou mialgia e coriza e não hospitalizou e está em isolamento domiciliar.

Anúncio. Role para continuar a leitura.

A coleta para análise foi realizada em domicílio, na quinta-feira (05/03) e a análise finalizada no dia seguinte. O material foi encaminhado para a Fiocruz que homologou o resultado no dia 08/03/2020.

Conforme último boletim divulgado na última segunda-feira, 9, na região do Triângulo Mineiro, Araguari possui dois casos em investigação e Uberlândia possui quinze casos em investigação e três descartados. Minas Gerais contabiliza 161 casos com investigação em andamento, um confirmado e 28 descartados.

 

Anúncio. Role para continuar a leitura.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Política

Aprovado pelo Senado no último sábado (2), o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (PLP 39/2020) prestará auxílio financeiro a estados e municípios. O...

Saúde e Bem-estar

A Prefeitura de Ituiutaba divulgou boletim diário com atualização dos números do enfrentamento ao Coronavírus no município. O número de casos suspeitos subiu para...

Saúde e Bem-estar

O Instituto de Israel para a Investigação Biotecnológica, do Ministério da Defesa, anunciou que desenvolveu um anticorpo para o coronavírus e que prepara a...

Saúde e Bem-estar

A Prefeitura de Ituiutaba divulgou boletim diário com atualização dos números do combate ao Coronavírus no município. O número de casos suspeitos subiu para...

Anúncio