conecte-se conosco

Saúde e Bem-estar

Saúde amplia oferta do tratamento para HIV/Aids com medicamento inovador

Publicado

em

O Ministério da Saúde vai ampliar a oferta do antirretroviral Dolutegravir no tratamento de todos os pacientes com HIV no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A expansão foi anunciada na última semana pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante o 11º Congresso de HIV/Aids e 4º Congresso de Hepatites Virais, em Curitiba.
Segundo o Ministério da Saúde, atualmente o Dolutegravir é usado por 100 mil pessoas, mas até o final de 2018 mais de 300 mil pessoas vivendo com HIV terão acesso ao medicamento. A troca de terapia será gradual para quem utiliza o Efavirenz.
De acordo com o ministério, o antirretroviral é considerado um dos melhores tratamentos para a Aids no mundo. Ele apresenta alta potência e um nível muito baixo de efeitos colaterais, aspecto considerado bastante importante para a adesão e o sucesso do tratamento contra o HIV. O custo para a incorporação do Dolutegravir é de R$ 1,1 bilhão e, segundo a pasta, não altera o orçamento atual do Ministério da Saúde.
Desde o começo da epidemia, o Brasil registrou 842.710 casos de Aids, no período de 1980 a junho de 2016. O país tem registrado, anualmente, uma média de 41,1 mil casos de Aids nos últimos cinco anos.
Em relação à mortalidade, de 1980 até dezembro de 2014 foram identificados 303.353 óbitos cuja causa básica foi a Aids. Houve uma redução de 5% nos últimos anos, passando de 5,9 óbitos por ano por 100 mil habitantes em 2006 para 5,6 óbitos em 2015.
(Via Agência Brasil)

Saúde e Bem-estar

37 exames têm resultado positivo para Covid-19 em Uberlândia, diz prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Uberlândia divulgou nesta sexta-feira, 3, boletim epidemiológico que aponta 37 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), no município. As informações ainda não constam nos informes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES/MG.

A informação consiste no aumento de 31 casos confirmados no município em comparação ao boletim de quinta-feira, 2. Já os casos suspeitos que estão em investigação aumentaram para 1.455, sendo 87 a mais do que a última divulgação.

Também consta no boletim que há 61 pessoas internadas com suspeita de Covid-19. Desses pacientes, 26 estão em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), enquanto 35 são tratados em enfermarias.

Constam ainda nos dados que outras 303 pessoas tiveram resultado negativo para a doença. A Prefeitura também contabilizou seis mortes suspeitas, além de duas confirmadas que foram causadas pela Covid-19. Os pacientes com óbitos confirmado pela doença são um idoso de 80 anos e uma idosa de 61 anos.

Continue lendo

Saúde e Bem-estar

54° BPM recolhe 6 respiradores em desuso em Ituiutaba e região para manutenção e utilização durante pandemia

Publicado

em

Foto: PMMG

PMs do 54° Batalhão de Polícia Militar, em cumprimento à recomendação do Governo de Minas, executaram na tarde desta sexta-feira, 3, operação junto à clínicas e hospitais públicos e particulares na área  de atuação do Batalhão, com vistas à recolherem, por meio de cessão consensual, aparelhos respiradores para serem utilizados durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19). Cuida a ação de deliberação do Comitê Extraordinário Gestor do Estado de Emergência em Minas Gerais, o qual solicitou apoio da Polícia Militar de Minas Gerais diante da demanda que aspira atuação abrangente em todo o estado.

Na área do 54° BPM foram recolhidos seis equipamentos de ventilação mecânica pulmonar, estragados/situação de desuso, com o fim de serem manutenidos e prontamente disponibilizados no enfrentamento da referida pandemia.

Exalta-se a solidariedade, apoio e apreço dos estabelecimentos de saúde diante da operação da PMMG, os quais se envolveram de maneira coesa, inclusive promovendo contatos lineares na busca da logística máxima possível.

Os equipamentos foram levados até à sede do 17° Batalhão de Polícia Militar, em Uberlândia, juntamente com o termo de comodato e registro dos Boletins de Ocorrência para efetivo controle.

Continue lendo

Saúde e Bem-estar

Boletim aponta 1 caso confirmado para Covid-19 e 22 suspeitos em Centralina

Publicado

em

A Prefeitura de Centralina divulgou nesta sexta-feira, 3, números do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus. Conforme os dados divulgados, a cidade possui 22 casos suspeitos em investigação e um caso confirmado de Covid-19.

Além disso, cinco amostras foram coletadas para testes Swap e não há pacientes hospitalizados.

Veja os números abaixo! 

Minas têm 397 casos de Covid-19 e seis óbitos, aponta boletim da SES

Continue lendo

+ lidas