Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Saúde e Bem-estar

Secretaria de Saúde distribui Guia do Viajante em pontos turísticos do Estado

secretaria-de-saude-distribui-guia-do-viajante-em-pontos-turisticos-do-estado

Secretaria de Estado de Saúde (SES) inicia nesta sexta-feira (29/05) a distribuição do Guia do Viajante. O material, que traz informações sobre cuidados com a saúde, vacinas, doenças de ocorrência no Estado e orientações sobre acesso ao serviço público de saúde para casos de urgência e emergência, estará disponível em locais de grande circulação de turistas e visitantes, como hotéis, shoppings, igrejas, centrais de informações e pontos turísticos. Serão disponibilizados mais de 200 mil cartilhas.

Para facilitar a circulação de todo o material e garantir que as informações cheguem aos viajantes, a SES estabeleceu parcerias com cerca de 140 instituições públicas e privadas dos setores de transporte, hotelaria, cultura e entretenimento. O material é de distribuição gratuita. Clique aqui para acessar o guia completo.

Anúncio. Role para continuar a leitura.

Informações ao Viajante

O Guia do Viajante traz informações sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia para evitar doenças que circulem no estado e também aquelas já erradicadas, mas que podem ser importadas de outros locais com o aumento do fluxo de pessoas vindas de várias partes do País e do mundo, como sarampo, rubéola, poliomielite, etc.

Há ainda orientações sobre a necessidade de que o viajante fique atento às doenças endêmicas das regiões que pretende visitar, para que haja tempo hábil de imunização entre o recebimento da vacina e o início da proteção, como é o caso da vacina contra a febre amarela, que leva 10 dias para a reação no organismo. Vacinas do calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde, como contra gripe, febre amarela, tétano dupla bacteriana (tétano e difteria), sarampo, rubéola, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), poliomielite, hepatites A e B, estão disponíveis na rede pública de saúde.

Anúncio. Role para continuar a leitura.

Informações sobre o acesso à rede pública de urgência e emergência também estão contempladas no guia, com endereços dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento, número de telefone do SAMU e explicação sobre o funcionamento da rede. Cuidados com a alimentação, consumo de água tratada e alimentos seguros, também são abordados na cartilha, bem como orientações de onde buscar auxílio para casos de diarreias e mal estar após a ingestão de alimentos.

Anúncio. Role para continuar a leitura.
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Anúncio